terça-feira, 3 de novembro de 2009

Matéria boa do site Dieta certa!!!



Alimentação saudável: A dieta que funciona!


Se fossemos pensar sobre todas as dietas que surgem a cada dia, poderíamos passar um dia listando exemplos e ainda não conseguiríamos descrever todas. É dieta da sopa, da lua, da banana, da proteína, do abacaxi... E de uma maneira geral, todas seguem uma linha: são extremamente restritivas, difíceis de seguir, deficientes em nutrientes e quase sempre dá vontade de desistir antes mesmo da primeira semana.



Mas então, como fazer uma dieta que realmente funcione? Não existe uma fórmula mágica nem a necessidade de abandonar tudo que se considera gostoso e prazeroso para conseguir enxugar os quilinhos a mais. Emagrecer é muito mais simples do que parece. Basta ter uma alimentação saudável. E ter uma alimentação saudável não significa gastar rios de dinheiro com produtos light/diet, comer somente salada e grelhados, deixar de comer o chocolate. Uma dieta saudável significa equilíbrio e bem estar, bem estar esse que também vem do prazer em comer alimentos que não são tão saudáveis, desde que saibamos ter moderação.



Traduzindo esse conceito para um prato saudável, metade dele deve ser composto por verduras e legumes, e no restante do espaço devemos dividir igualmente o espaço do arroz, do feijão e da carne e no final – por que não? - podemos incluir um bombom de sobremesa. Para beber, o refrigerante pode ser deixado para uma ocasião especial e, no dia a dia, um suco de frutas natural (sem açúcar ou adoçante, para que possamos saborear o sabor natural dos alimentos) cai bem. Se souber que vai a uma festa no fim do dia, no almoço não precisa incluir uma sobremesa. E nada de chegar com fome na festa, pois aí a comilança será ainda maior. Antes de sair de casa, um pequeno lanche evita exageros que vão pesar na balança e na saúde mais tarde.



E por falar em fome, ficar sem comer para emagrecer mais rápido, nem pensar! Passar fome não é nem de longe o melhor caminho para perder peso. A fome aumenta a ansiedade e pode nos fazer atacar a geladeira a qualquer momento, botando tudo a perder. Comer a cada 3 horas garante um bom funcionamento do nosso corpo e impede os excessos, que vêm acompanhados de um enorme sentimento de culpa!



Baseado nisso, devemos sempre pensar em quais alimentos trazem mais benefícios à saúde e priorizar esses alimentos na dieta, mas quando a vontade de comer uma docinho ou uma fritura bater, podemos nos permitir comê-los, mas sabendo que em grande quantidade eles podem nos fazer mal e, portanto, o segredo estar em usá-los sempre em pequena quantidade.

Um comentário: