terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comer fibras aumenta a expectativa de vida, diz pesquisa

Pessoas que fazem dieta diária rica em fibras correm um menor risco de morte prematura devido a uma série de doenças, incluindo males cardíacos, câncer e infecções, de acordo com um estudo publicado na revista “Archives of Internal Medicine”.



Os benefícios das fibras na perda de peso, na redução do colesterol e na proteção contra problemas do coração foram bem determinados em trabalhos anteriores, mas a descoberta de que esse alimento também ajuda a evitar outras mortes é um dado novo.



"Os resultados sugerem que as fibras podem oferecer benefícios de saúde mais amplos do que o que se pensava" disse Frank Hu, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, que escreveu um editorial que acompanha o estudo. "As fibras devem ser um alimento básico da nossa dieta diária, e devemos nos esforçar para consumir bastante esse nutriente."



O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda que as mulheres adultas comam cerca de 25 gramas de fibras por dia e os homens, cerca de 38 gramas. Uma meia xícara de lentilhas cozidas contém cerca de 8 gramas de fibras, enquanto que uma meia xícara de amêndoas cruas tem, em média, 9 gramas, por exemplo.



Para o estudo, 400 mil membros da Associação Americana de Aposentados foram acompanhados pela equipe de Yikyung Park, do Instituto Nacional do Câncer. Em 1995 e 1996, quando tinham entre 51 e 71 anos de idade, os participantes preencheram um questionário sobre hábitos alimentares, com informações coletadas sobre seus níveis de atividade física, peso e hábitos, como tabagismo.



Usando bases de dados nacionais de óbitos e causas de morte, a equipe foi capaz de identificar quais dos participantes do estudo original morreram, e qual motivo, durante um período médio de nove anos. Na comparação de pessoas com quartil mais baixo, homens que consumiam 13g e mulheres, 11g ao dia, com a faixa de maior consumo, homens, 29g e mulheres 26g, os investigadores descobriram que o grupo que comeu mais fibras apresentou 22% menos probabilidade de morrer de qualquer causa durante o período do estudo.



Esse padrão se manteve quando os resultados foram discriminados pela causa de morte. A ingestão de fibras também reduziu o risco de morte devido a doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias de 24% a 56% nos homens e de 34% a 59% nas mulheres.



Para os homens, comer mais fibras foi associado a um menor risco de mortalidade por câncer. Em geral, o alimento teve maior efeito protetor quando veio a partir de grãos em vez de frutas, legumes ou feijão, talvez porque os cereais integrais ofereçam maior quantidade de vitaminas e minerais.



Apesar dos dados, o estudo não prova diretamente que o consumo de fibras evita a morte prematura. Os investigadores disseram que eles tinham que confiar que os participantes haviam informado com precisão suas dietas e que outros estudos são necessários, inclusive levando em conta prática de exercícios e peso corporal.



Você sabe o que é um cereal integral?


Fonte: Camara dos Deputados.
Fonte: O Globo/Rio, 16/02/2011



Fotos: Google Imagens

9 comentários:

  1. Oi amiga!

    O problema é a quantidade de kcal que têm as amêndoas e a lentilha...mas o estudo aponta para o certo.


    Tenha uma excelente quarta!

    ResponderExcluir
  2. Boa a matéria que você publicou... vou sempre acompanhar seu blog.. voce sempre tem dicas legais..abs

    ResponderExcluir
  3. gostei da matéria
    muito boa
    bjos linda quinta feira

    ResponderExcluir
  4. Eu estou comendo mais fibras. Troquei arroz branco e pão por versões integrais e amei: tenho mais saciedade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. olá amiga!

    desejo a vc um excelente fim de semana! Deus lhe abençoe nos teus bons propósitos! Amém!

    bjo da Zizi

    ResponderExcluir
  6. Oi, vim retribuir a visita e conhecer o blog.
    Tenho preparado arroz e macarrão integrais, além do pão e torradas.
    Como diminuí basatante o consumo de farinhas, mesmo as integrais são pouco consumidas em casa.
    Sabe, não sinto lá muita diferença... exceto no preço.
    Acho que eu como pq é mais saudável e só, rsrs.
    Bem vinda e apareça quando quiser.
    Estou seguindo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Sim, eu acredito no poder das fibras, mas tenho que tomar cuidado senão meu intestino trava legal. Como tudo, tem que ter moderação e no caso das fibras, muio mais água prá processar tudo isso de forma saudável.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga!

    Tenha uma excelente semana!

    Atualiza o post bem!

    Bjos!

    ResponderExcluir